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Comprar a sua nova casa na zona do grande Porto pode ser uma aventura emocionante! O meu guia prático para comprar casa em Vila Nova de Gaia e Porto irá ajudá-lo a entender todo o processo – desde as etapas iniciais até à conclusão do negócio.

Embora existam muitos detalhes envolvidos em todo o processo, é importante tomar as decisões certas que farão com que a compra
da sua casa ocorra da melhor maneira possível.

Defina Os Seus Objetivos

Antes de iniciar a sua pesquisa de casas à venda, certifique-se de
ter definido os objetivos com clareza: as zonas preferidas, a tipologia,  características indispensáveis, ​​etc. Quando começar a procurar, pode ser necessário ser flexível em alguns dos seus requisitos, mas se tiver elaborado uma lista de prioridades, a procura será muito mais fácil e eficaz.

Analise O Seu Orçamento

Antes de comprar casa em Vila Nova de Gaia ou Porto, é importante garantir que tem as suas finanças em ordem – faça um orçamento detalhado e garanta que tem um valor de reserva suficiente para apoiar os seus objetivos de compra de casa.

Obtenha Pré-Aprovação Bancária

Antes de avançar para as visitas, contacte vários bancos – encontrará diferenças nos custos de processo, spread e serviço ao cliente. Encontrar o banco certo para financiar a compra da sua casa é importante.

Informe-se também junto de um consultor imobiliário ou agência sobre quais os bancos que estão a oferecer os melhores spreads neste momento, de forma a garantir que está a optar pela melhor solução.

Obter uma pré aprovação é uma boa ideia nesta fase, pois permite visitar imóveis adequados ao seu orçamento – e uma eventual proposta terá uma maior probabilidade de sucesso. Poderá também negociar com os proprietários com mais confiança se já tiver uma pré-aprovação de financiamento.

Não se esqueça de ter em conta os custos estimados com a escritura da casa para ter a segurança de ter dinheiro suficiente para concluir o processo.

Calcule Os Custos Para Comprar Casa

Os principais custos para comprar casa em Vila Nova de Gaia e no Porto são:

  • IMT (Imposto Municipal Sobre Transações Onerosas) e IS (Imposto de Selo): Para fazer uma simulação do valor de IMT e IS a pagar na compra de casa, clique aqui.
  • Comissões bancárias, ou seja, comissões de avaliação, análise do processo e outras.
  • Imposto de Selo de 0.6% sobre o montante de financiamento.
  • Escritura (registos). O registo em escritura tem um custo de 375€ para um ato. Se recorrer a financiamento, é necessário fazer também o registo da hipoteca ao banco e o custo passa a ser de 700€.

Contrate Um Consultor Imobiliário

Tire algum tempo para fazer a sua pesquisa de imóveis aqui!

Nesta altura, terá uma boa noção do tipo de imóvel que procura e qual o preço de compra máximo até onde pode ir. Fale com vários consultores imobiliários para encontrar alguém com experiência na venda de imóveis  semelhantes.

Mais uma vez, procure feedback e críticas nas redes sociais, testemunhos e confira as avaliações sobre os vários consultores. Se está a comprar casa com o seu cônjuge, certifique-se de que ambos concordam com o consultor escolhido. A compra de uma casa pode ser uma viagem turbulenta e assim, terá um bom mediador em quem ambos confiem!

Pesquisar Casas

Trabalhe com o seu consultor imobiliário de Vila Nova de Gaia e Porto para pesquisar casas que se adaptem aos seus objetivos e critérios. Também deve fazer questão de ver as casas pessoalmente – as fotos podem ser incríveis, mas às vezes podem ser enganosas!

Não fique frustrado(a) se não encontrar imediatamente uma casa – cada visita lhe dará a oportunidade de aprender mais sobre o que pode obter na sua área pelo preço que pode pagar. Verá que irá encontrar um lugar a que poderá chamar “lar, doce lar”.

Faça Uma Proposta e Negoceie

Depois de encontrar a casa que deseja comprar, é hora de fazer uma
proposta. É aqui que um bom consultor imobiliário poderá ajudar a poupar bastante dinheiro – mostrar-lhe a casa é a parte mais fácil.

Aconselhar e defender os seus interesses na negociação, verificar se está tudo bem com o imóvel e mediar todo o processo até à escritura é onde os grandes agentes imobiliários brilham!

Os proprietários podem fazer contrapropostas, e a experiência do consultor pode ajudar a detetar anomalias com a habitação que exijam reparações que ponham em causa o seu orçamento inicial.

Acima de tudo, mantenha a calma e comunique com regularidade com todos os envolvidos. Verifique o seu orçamento várias vezes, monitorize as suas emoções e aconselhe-se  com o seu parceiro de compra para dar os próximos passos de forma adequada.

Garanta o Seu Financiamento

Está quase lá – lembre-se que o seu banco é seu parceiro e vai ajudar a  garantir que este é um bom negócio para todos. Certifique-se que coloca uma condição de aprovação do financiamento no contrato promessa de compra e venda que assinar para garantir que não perde o seu sinal no caso de não conseguir obter o financiamento.

O seu consultor imobiliário deve defender os seus interesses e garantir que esta clausula está no contrato. Ter uma pré-aprovação não garante que obterá o financiamento. Tudo depende da avaliação bancária que normalmente é feita depois de assinar o contrato promessa. O banco só dá a resposta definitiva depois de mandar fazer a avaliação, de forma a garantir que a relação financiamento / valor do imóvel é a que foi acordada.

Lembre-se que os bancos neste momento não estão a financiar a 100% (a não ser retomas bancárias), e como tal, tem de se proteger contra uma avaliação muito abaixo do valor de aquisição, que o poderá obrigar a entrar com mais capitais próprios que de inicialmente estava à espera.

Fechar o Negócio – Escritura

O tempo para concluir o negócio até à escritura pode variar, mas a média (se recorrer a financiamento) poderá ser entre 30 a 45 dias.

Normalmente, alguns dias antes da data de escritura, o seu Consultor Imobiliário deve informá-lo e verificar se tudo está de acordo com o que foi acordado, e se a casa está nas condições esperadas.

Deve esperar reunir-se com o seu banco para assinar os papéis do financiamento. No ato de escritura, normalmente é feito o pagamento dos impostos de IMT e IS, e ser-lhe-à entregue o Certificado Energético da habitação e as chaves.

Parabéns! O processo de compra está concluído e pode iniciar a mudança para a sua nova casa!