Evite Estes 10 Erros Ao Vender Casa

André Botelho
André Botelho
Published on January 26, 2021

Se esta a pensar em vender casa, vou falar sobre os 10 erros mais comuns que as pessoas cometem ao vender apartamento, erros estes que podem sair muito caro ao seu bolso, e a melhor forma de os evitar.

Antes de começar, e se está mesmo a pensar em vender a sua casa e quer saber quanto vale neste momento, vá a querovender.pt e peça já o seu estudo de mercado grátis.

Muito bem. Então vamos começar…

Erro # 1: Definir o preço de venda tendo em conta as suas necessidades ou emoções, e não o valor de mercado.

Muitas vezes, os proprietários definem o preço de venda com base no valor da compra mais o que investiram em melhoramentos. Este erro pode sair caro.

Imóveis com preços acima do mercado demoram mais tempo a vender e, eventualmente, rendem menos dinheiro ao proprietário.

Fale com um consultor imobiliário profissional para o ajudar a definir corretamente o preço de venda do seu apartamento logo desde o início.

Erro # 2: Não fazer pequenos melhoramentos no seu apartamento.

As primeiras impressões são as mais importantes. A experiência mostra que por cada 100 euros em melhoramentos que o seu apartamento precisa, um comprador deduz cerca de 300 a 500 euros à sua proposta de compra.

Se quiser vender ao preço máximo, limpe, arrume e prepare cuidadosamente a sua casa antes de colocá-la no mercado.

Erro # 3: Perseguir os compradores e “gabar” o apartamento durante as visitas.

Um dos maiores erros que os proprietários e agentes menos experientes cometem é “perseguir” os compradores pela casa e estar constantemente a “gabar” o imóvel. Isso pode ser negativo para os compradores.

O melhor é não atrapalhar e deixar que as pessoas percorram o apartamento ao seu ritmo para poderem sentir a habitação à vontade, e perceberem se realmente é aquilo que estão a procurar.

Erro # 4: Escolher o agente errado ou escolhê-lo pelos motivos errados.

Muitos proprietários colocam apartamento à venda com o consultor ou a agência que lhes dá o preço mais alto. Ou escolhem o agente que trabalha para a maior empresa.

A maior parte dos agentes nunca vendeu um imóvel na vida. Você deve escolher o consultor com o melhor plano de marketing, histórico de vendas e experiência para vender o seu apartamento rapidamente e ao melhor preço.

Erro # 5: Confundir valores à venda com o real valor de mercado.

Infelizmente, um dos maiores erros que os proprietários cometem é definir o valor de venda baseado nos preços dos apartamentos que estão à venda. Ter um valor anunciado de “X” não quer dizer que se vá vender ou que esteja bem definido.

O valor de mercado do seu apartamento é definido pela lei da oferta e da procura. Deve escolher o preço com base nas vendas recentes (valores finais escriturados) dos imóveis com as características do seu e na sua zona.

Se está a pensar em vender casa, o primeiro passo é saber quanto é que vale. Vá a querovender.pt e peça já o seu estudo de mercado grátis sem compromisso.

Erro # 6: Tentar “forçar” a venda durante a visita.

Comprar uma casa é sempre uma decisão emocional e difícil. Deve deixar que os potenciais compradores analisem confortavelmente o seu apartamento.

Não tente “pechinchar” ou impingir a venda à força. Em vez disso, seja amigável e hospitaleiro. Uma boa ideia pode ser mencionar algum equipamento útil e estar recetivo a perguntas.

Não se esqueça que 80% da venda é feita pela escolha correta do preço. Para saber o valor de venda máximo do seu apartamento vá a querovender.pt e peça um estudo de mercado grátis sem compromisso. Querovender.pt

Erro # 7: Não conhecer todos os seus direitos e obrigações legais.

A legislação imobiliária é complexa. O contrato promessa que você vai assinar ao vender a sua casa é juridicamente vinculativo.

Pequenos pormenores que são muitas vezes negligenciados num contrato promessa de compra e venda podem acabar por lhe custar milhares de euros.

É importante que procure um consultor imobiliário profissional e experiente que entenda todos os meandros de uma transação imobiliária.

Erro # 8: Recusar-se a fazer mudanças “cosméticas”

Mais uma vez, a primeira impressão do potencial comprador de uma casa é a mais importante.

Centenas ou milhares de vendas de apartamentos não se concretizam porque existem montes de objetos espalhados pelo chão, quartos cheios de “tralha#, manchas, cheiros desagradáveis… tudo coisas aparentemente insignificantes.

Imagine que você é o comprador e limpe e arrume o seu apartamento de cima a baixo antes de fazer uma visita… exatamente como você gostaria de o encontrar.

Erro # 9: Recusar-se a fazer pequenas reparações que geram lucro.

Custa sempre mais dinheiro vender no estado em que “está”, do que fazer algumas reparações que elevam o valor do seu apartamento. Mesmo pequenos melhoramentos vão render três a cinco vezes mais na venda, em relação ao custo que teve com a reparação.

O seu consultor imobiliário poderá indicar quais as reparações que irão aumentar significativamente o valor da sua casa.

Erro # 10: Não contratar um consultor imobiliário para “poupar” na comissão.

Um dos maiores erros que os proprietários cometem é tentar vender sozinhos para poupar na comissão. Está provado que quem vende o próprio, vende em média 13% abaixo do valor que conseguiria através de um bom consultor imobiliário.

Os compradores fazem propostas mais baixas quando negoceiam diretamente com o proprietário, porque não têm ninguém para os defender e mediar a negociação.

Mesmo pagando a comissão, pode vender mais caro e ganhar mais dinheiro se contratar um consultor imobiliário profissional, e não terá de se preocupar com visitas, contratos, financiamentos e restantes burocracias associadas à venda de uma casa.

Espero que tenha gostado, e se está a pensar em vender a sua casa vá a querovender.pt e tenho todo o gosto em lhe oferecer um estudo de mercado grátis e sem compromisso para saber o valor de venda da sua casa neste momento. Vá agora mesmo a Querovender.pt… obrigado e até já!

Quer Saber o Valor Da Sua Casa?
Peça um estudo de mercado grátis:

Vamos Falar de Imobiliário!

chat_bubble
close
Quer Vender A Sua Casa Rápido?
Clique Aqui!
X