5 Tipos De Pessoas Que Querem Comprar A Sua Casa

André Botelho
André Botelho
Published on January 26, 2021

Está a pensar em vender o seu imóvel? Se “sim” hoje vou ajudá-lo a descobrir “quem” são os 5 tipos de pessoas que querem comprar a sua casa.

Antes disso, se quer saber o valor de venda do seu apartamento vá a querovender.pt e peça um estudo de mercado grátis sem compromisso.

Então, por que “raios e coriscos” você iria querer saber mais sobre quem está a querer comprar a sua casa?

Muito simples, para ajudar a vendê-la, certo? Quanto mais souber sobre os tipos de compradores que existem, mais bem preparados você e seu consultor imobiliário estarão para fazer a venda.

No mercado imobiliário, há várias formas de classificar as pessoas que querem comprar casa.

Eles são os Compradores pela Primeira Vez, os Compradores em “Alta” (ou Upgrade), os Compradores em “Baixa” (ou Downgrade) e os Compradores “Abandonados”. Vou já explicar cada um deles…

#1: Compradores pela PRIMEIRA VEZ:

Os compradores de primeira habitação representam mais de um terço do total e enquadram-se nesta categoria. As casas que procuram têm preços modestos, muitas vezes apenas o suficiente para tirá-los de um apartamento e libertá-los de uma renda.

Normalmente ficam nesta primeira casa até a família crescer e a vida financeira estabilizar.

Se vierem de uma habitação arrendada, os seus requisitos são privacidade e espaço para arrumação, embora a sua verdadeira motivação seja o orgulho de ser proprietário pela primeira vez e deixar de pagar a renda.

Como esta é uma experiência nova para eles, eles mostram maior nervosismo e insegurança ao comprar do que alguém que já o tenha feito antes. Deve-se fazer um esforço adicional para lhes garantir que estão a fazer um bom investimento e que não vão ter problemas em vender nos próximos anos, se decidirem mudar.

Normalmente, quando se trabalha com alguém que está a comprar casa pela primeira vez, o financiamento é o maior obstáculo. A chave para uma venda bem-sucedida é obter uma pré-aprovação junto dos bancos antes de começar a fazer visitas.

Muitas pessoas neste grupo até podem ter capacidade para comprar o seu apartamento, mas muitas vezes não acreditam que têm dinheiro suficiente, ou que conseguirão obter financiamento para ter uma casa própria.

#2: Compradores em “ALTA” (ou em Upgrade)

Esse grupo normalmente está bem estabelecido nas suas carreiras e apresenta estabilidade tanto a nível profissional como pessoal.

Com a economia atual e o aumento dos empreendedores da Internet, muitas destas famílias estão a chegar a este nível por volta dos trinta anos.

O comprador em “alta” é motivado pelo prestígio, e como tal, imóveis modernos e inseridos em bairros de qualidade são algumas das suas prioridades.

O seu principal objetivo é encontrar uma casa maior. As características mais importantes que este grupo procura são uma sala de estar e uma sala de jantar separadas, “closet” ou armários extra, despensa, lavandaria, e um prédio moderno, de boa construção, ou com um aspeto imponente.

O preço não é muito importante para este tipo de comprador, nem o valor da mensalidade do empréstimo, o que facilita o financiamento, pois normalmente entram com uma percentagem de capitais próprios acima da média.

O preço pode não ser importante para este tipo de comprador, mas é importante para si como proprietário definir corretamente o preço, senão ficará em desvantagem.

Sendo assim, se está a pensar em vender o seu apartamento ao melhor preço vá a querovender.pt e peça um estudo de mercado grátis, sem compromisso para saber o valor máximo de venda. Querovender.pt. OK…

#3: Compradores em “BAIXA” (ou em Downgrade)

À medida que os “baby boomers” se encaminham para a reforma e a esperança de vida aumenta, há uma categoria crescente de compradores que está a mudar-se de casas grandes para habitações mais pequenas.

Este grupo também inclui aqueles que, por motivo de divórcio ou dificuldades financeiras, decidiram mudar para um espaço mais fácil de gerir.

Com a escalada do divórcio, houve um aumento nas famílias monoparentais. Os compradores em “baixa”, emocionalmente têm a difícil tarefa de enfrentar uma redução no seu padrão de vida.

Estes compradores gostam que este “choque” seja minimizado, ao serem presenteados com ofertas de estilo de vida semelhantes aos compradores em “Alta”.

#4: Compradores “ABANDONADOS”

Outro grupo importante são as pessoas cujos filhos cresceram e deixaram uma casa que se tornou grande demais para os pais morarem.

Quase 60% das pessoas com 55 anos ou mais que estão a planear mudar, vão para casas mais pequenas. Eles querem custos e manutenção mais baixos, maior segurança, e mais conveniência, com comércio e transportes por perto.

Eles também preferem um estilo de vida mais casual. Normalmente procuram uma grande sala em vez de uma sala de estar formal, e uma cozinha em “open space” ou combinada com espaço para refeições.

#5: Compradores INVESTIDORES

Este tipo de comprador anda à procura de “pechinhas”, e pergunta quase sempre se o valor é negociável antes de visitar. O objetivo é o arrendamento ou a revenda.

Muitas vezes coloca defeitos com o objetivo de fazer baixar o valor do imóvel e justificar o valor baixo da proposta – quase sempre 20% ou mais abaixo do valor real de mercado.

Normalmente procuram proprietários altamente motivados, que estão a vender sozinhos, sem a ajuda de um consultor profissional que defenda os seus interesses na negociação.

Ao enaltecer as diferentes características da sua casa, você pode apelar às necessidades ou desejos especiais de cada tipo de comprador.

A única função do consultor imobiliário é mediar e juntar as vontades do comprador com as do vendedor, de modo que ambos consigam obter aquilo que procuram.

Provavelmente, como vendedor, você também se enquadra em uma destas categorias de compradores. O que vai fazer depois de vender? Mudar-se para uma casa maior ou mais pequena?

Se está a pensar vender o seu apartamento rapidamente e ao melhor preço o primeiro passo é saber quanto é que ele vale neste momento. Vá a querovender.pt e peça o seu estudo de mercado grátis, sem compromisso. QueroVender.pt

Obrigado e até já!

Quer Saber Quanto Vale A Sua Casa?
Peça um estudo de mercado GRÁTIS:

Vamos Falar de Imobiliário!

chat_bubble
close
Quer Vender A Sua Casa Rápido?
Clique Aqui!
X