5 Perguntas Compradores Irão Fazer Antes de Comprar Casa

André Botelho
André Botelho
Published on January 26, 2021

Se está a pensar em vender casa há 5 perguntas que os compradores irão fazer a si mesmos antes de comprar, e é bom que esteja preparado para responder.

Se na altura em que eles fizerem estas perguntas o seu imóvel for o melhor em comparação com outras opções , será o mais rápido a ser vendido.

Antes de começar e se esta a pensar em vender a sua casa, o primeiro passo é definir o valor de venda. Peça um estudo de mercado grátis e fique a conhecer o valor de mercado do seu imóvel neste momento.

Pergunta #1: Esta é uma boa zona?

Todos nós já ouvimos falar em: “localização, localização, localização”. Há uma boa razão para isso. Ninguém quer morar numa zona com má fama ou má vizinhança.

Se gostarem da localização, as pessoas não de importam de conduzir um pouco mais para chegar ao trabalho ou para levar os filhos, desde que andem nas melhores escolas.

Pense em quantas pessoas vivem nos arredores do Porto, junto à praia, ou perto do centro de Vila Nova de Gaia, e se deslocam para os seus trabalhos todos os dias passando horas no trânsito.

Porque fazem isso? Por uma questão de necessidade, proximidade às melhores escolas, natureza, transportes, ter mais área por menos dinheiro, ou para ter um espaço exterior, são algumas das razões.

Tem de conseguir criar a perceção de uma boa zona na mente do comprador – se o seu apartamento ou moradia está “perto” da zona mais chique da cidade, ou próximo de um grande parque ou museu, escolas ou faculdades, acesso à autoestrada ou metro, ou é simplesmente a zona mais “badalada” do momento para se viver.

Pense nos benefícios de morar onde mora e transmita-os aos compradores.

Pergunta #2: Qual é o preço?

Vamos ser realistas. Você está a competir com outras pessoas para vender que têm T2 ou T3 com 2 ou mais quartos de banho ou lugares de garagem. Se pedir mais do que o mercado pode dar, vai demorar mais tempo a vender.

Quando se sentar com um consultor imobiliário para colocar a sua casa à venda, deve perguntar a que valor foram vendidas outras casas na sua zona – e que apartamentos com características semelhantes estão à venda neste momento.

Pergunta #3: Em que estado está a sua casa?

Faça com que a sua casa seja a melhor da rua ou o seu apartamento o melhor do prédio – aquele que todos gostariam de ter. Partindo do princípio que não está em muito mau estado, aqui estão algumas coisas que pode fazer para causar uma boa primeira impressão.

Certifique-se que o Hall de Entrada é acolhedor – é a primeira coisa que eles vêm quando entram na sua casa – e define o espírito com que o comprador irá encarar o resto da visita – se estiver sujo ou desarrumado – eles irão estar atentos a outros problemas nas outras divisões da casa.

Se tiver a disponibilidade financeira, e a casa precisar, dê uma pintura no seu apartamento ou contrate alguém para o fazer. Normalmente o custo não é elevado e faz uma grande diferença no aspeto global, e vai valorizar o seu imóvel.

Finalmente, organize o espaço. Comece por colocar pequenos objetos e as “bugigangas” em caixas, e coloque as peças de mobiliário que estão a mais na garagem ou no arrumo.

Veja o lado positivo: menos trabalho irá ter quando fizer a mudança e dá a oportunidade ao comprador para imaginar as suas próprias coisas na casa.

Pergunta #4: Como é que vou pagar?

A maior parte dos compradores não gosta quando os bancos avaliam a sua capacidade financeira quando pretendem recorrer a financiamento.

Este processo de pré-aprovação pode atrasar a intenção de apresentar uma proposta, e até fazer com que desistam da compra.

Se contratar um consultor imobiliário profissional, quando ele levar alguém a visitar a sua casa, ele já fez esta pré-análise financeira, e assim o comprador pode avançar imediatamente com uma proposta após a visita.

Outra vantagem de vender através de um consultor imobiliário é que ele pode tratar do processo de financiamento do comprador. Assim você não fica dependente do comprador para ir ao banco e tratar do financiamento.

Pergunta #5: Quando é que posso mudar para lá?

Muitas pessoas quando estão a comprar casa procuram apartamento ou moradia na sua zona, e querem mudar rapidamente!

Para essas pessoas, a possibilidade de se mudarem de acordo com o seu “timing” é uma motivação extra para comprar a sua casa. Você vai-se mudar e vai, por que não coordenar a sua mudança com o comprador?

Por outro lado, alguns compradores precisam de vender primeiro antes de comprar a sua. Isso não quer dizer que a venda será rápida, mas dá-lhe tempo suficiente para planear a sua própria mudança.

Para terminar gostava só de partilhar esta história…

Conheço um casal jovem que visitou a mesma casa duas vezes, mas com duas perspetivas muito diferentes. Eles queriam comprar apartamento numa determinada zona, mas não tinham muita urgência.

Estavam à espera do segundo filho e como precisavam de mais espaço, quanto mais cedo mudassem melhor. Eu já tinha feito a pré-aprovação do financiamento, e já sabíamos até onde eles podiam ir.

A primeira vez que visitaram o apartamento, estava decorado com muito bom gosto, mas de uma maneira muito formal. Ficaram com a ideia de que tinham de alterar muitas coisas e ter muito trabalho para ficar ao seu gosto.

Então, decidiram esperar para ver se aparecia alguma coisa mais interessante.

Vários meses depois, apareceu outro apartamento à venda no mesmo prédio. Como o primeiro apartamento ainda estava à venda e o vendedor já se tinha mudado, o casal entrou para dar uma “vista de olhos”.

Já sem a mobília e a decoração do proprietário, a casa ficou com um aspeto totalmente diferente. Em cada sala, o casal discutia onde punha “isto” e “aquilo”. Em 24 horas, fizeram uma proposta e mudaram-se para lá em menos de 30 dias.

Sempre que falo com eles, dizem que estão “super” felizes na nova casa, e que era exatamente o que procuravam.

Se esta a pensar em vender o seu apartamento ou vá a querovender.pt e peça o seu estudo grátis para ficar a saber quanto vale a sua casa neste momento. Vá agora mesmo a Querovender.pt… e vemo-nos em breve!

Quer Saber Quanto Vale A Sua Casa?
Peça um estudo de mercado GRÁTIS:

Vamos Falar de Imobiliário!

chat_bubble
close
Quer Vender A Sua Casa Rápido?
Clique Aqui!
X