5 Coisas a NÃO Fazer Antes de Vender A Sua Casa… e 3 a FAZER!

André Botelho
André Botelho
Published on January 26, 2021

Você já tomou a decisão ou está a pensar em vender casa, e agora começa a pensar na lista de “Coisas a Fazer” para preparar a sua casa para venda.

Vou revelar as cinco coisas que não deve fazer antes de vender o seu apartamento e as três coisas que deve fazer para elevar o valor do seu imóvel.

Antes disso, e se está mesmo a pensar vender a sua casa, vá a querovender.pt e peça um estudo de mercado grátis para saber quanto vale a sua casa neste momento. Querovender.pt.

Antes de começar a “stressar”, repita o seu novo mantra: “Sabão e tinta são meus amigos.”

Faça uma limpeza completa do apartamento, uma nova pintura (se tiver possibilidade), e talvez um conjunto novo de tapetes.

É certo que o dinheiro investido em sabão, tinta e carpete será refletido e compensado no preço de venda da casa.

Resista à tentação de realizar grandes renovações ou substituições – especialmente nestes 5 elementos:

#1 Armários

Os compradores podem ficar de boca aberta e impressionados com um grande “closet”, mas não lhe vão pagar por isso. Adicionar, expandir ou personalizar armários pode custar milhares de euros, embora pareçam imponentes, o retorno do investimento não é. Por isso, poupe o seu dinheiro.

#2 Acrescentar Divisões

A menos que more num T2 com apenas um quarto de banho numa zona em que o normal é ter quatro quartos e dois quartos de banho, não perca seu tempo e a sua sanidade mental e dinheiro acrescentando divisões.

Não é possível prever as preferências do comprador, por isso é melhor apresentar a casa da melhor maneira possível – usando sabão, tinta e tapete – e deixar as remodelações para os novos proprietários.

#3 Piscina

Uma piscina pode parecer uma boa maneira de atrair compradores, mas muitas pessoas não querem ter de lidar com a manutenção e custos associados a ter uma.

Um comprador que não pretende fazer a manutenção de uma piscina, não vai comprar uma casa que tenha uma. Piscinas e as envolventes são caras e este custo raramente é devolvido no preço de venda da casa.

No entanto, quem gostar mesmo da casa, pode sempre fazer uma piscina mais tarde. Deixe ficar essa despesa e decisão para eles.

#4 Telhado Novo

Colocar um telhado novo não é uma boa ideia por vários motivos. O proprietário apenas tem de ter um telhado que não deixe entrar água e desempenhe a sua função.

Telhados com infiltrações ou telhas partidas, normalmente são fáceis de corrigir e não fica caro. Pode investir o dinheiro que poupar na reparação do telhado noutro elemento que valorize mais a sua casa.

Além disso, a substituição do telhado implica ter de fazer escolher a cor, o estilo das telhas e a própria durabilidade do telhado. Se o comprador não se importar com o estado atual do telhado, o custo que vai ter pode ser dinheiro deitado fora.

#5 Cozinha ou Quarto de Banho

Lembra-se do mantra: “Sabão e tinta são meus amigos.”?

Em geral, as remodelações de cozinha e WC’s são caras e exigem que você escolha os materiais, cores, marcas e preço.

Em vez de remodelar a cozinha ou os quartos de banho, os especialistas sugerem reduzir o preço que está a pedir para refletir a cozinha e os WC’s desatualizados, e deixar que o comprador faça esses melhoramentos.

Muito bem, agora que eliminamos a maior parte das renovações desnecessárias, é mais fácil se concentrar nos três elementos: limpeza, pintura e tapetes.

Ao decidir que tipo de remodelações vai fazer, tenha em mente que o objetivo é vender a casa ao melhor preço, fazendo o mínimo de reparações possíveis.

#1: Limpeza e arrumação

A primeira coisa a fazer é uma limpeza profunda à sua casa e uma arrumação. Isto significa esfregar tetos, chão e tudo o que estiver entre eles – por dentro e por fora.

Se não tiver material de limpeza, pode ir à loja local buscar escovas, esponjas, esfregões e tudo o que você precisar para pôr a sua casa a brilhar.

De seguida arrume todas as “bugigangas” e objetos espalhados pela casa, assim como pequenas peças de mobiliário que estejam “a mais”. O objetivo é dar um ar “clean” e promover a fácil circulação pela casa e sensação de espaço

E uma vez que esteja brilhante e arrumada, você está pronto para avançar para o próximo passo.

#2: Pintura

Muitos especialistas defendem que pintar a casa é equivalente à limpeza e arrumação em termos de importância. Normalmente o custo da pintura é inferior ao acréscimo na valorização que vai dar à sua casa.

O mesmo se aplica se decidir contratar um profissional para fazer a pintura, o que pode ser uma boa ideia, pois é mais rápido e não tem de se preocupar com a “bagunça”. Importante é optar por cores neutras e claras, como branco ou bege claro, e pinte todos os quartos da mesma cor.

Estas cores realçam a luminosidade nos quartos, tornam o espaço mais amplo e dão continuidade à casa. Use um acabamento liso nas paredes e um acabamento lavável de alto brilho numa cor complementar para as portas e carpintarias.

Não se esqueça de pintar os tetos, que ficam sujos e mais escuros com o tempo. Uma sala pintada poderá ter um aspeto deprimente se o teto não for pintado.

#3: Substituição dos tapetes e carpetes

Acha que os seus tapetes e carpetes parecem estar em bom estado e não precisam de ser substituídos? Pense novamente. A maior parte dos especialistas concorda que os tapetes e carpetes devem ser substituídos se tiverem mais de um ano.

Retire os tapetes gastos e carpetes, desatualizados ou de cores estranhas e substitua-os por um material de cor neutra, como branco, bege ou cinzento claro.

Cores mais claras fazem com que a sala pareça maior. Os tapetes não precisam de ser caros para melhorar o aspeto da sua casa, ser atrativo para o comprador, e conseguir o objetivo que é um preço de venda mais alto.

E falando em preço e se quer vender casa, o primeiro passo é definir corretamente o valor de venda. Vá a querovender.pt e peça já o seu estudo de mercado grátis para saber quanto vale a sua casa neste momento.

Obrigado e até já!

Quer Saber Quanto Vale A Sua Casa?
Peça um estudo de mercado GRÁTIS:

Vamos Falar de Imobiliário!

chat_bubble
close
Quer Vender A Sua Casa Rápido?
Clique Aqui!
X